inconformados

[ a verdade tem sempre uma face evidente ]

- pensar sardoal
- iconoclastas
- sardoal.com
- miradouro

[ recortes de inconformismo ]

2004.08 2004.09 2004.10 2004.11 2004.12 2005.01 2005.02 2010.01 2010.02

propósitos

Renúncia Inconformada, que, num desespero esforço de encontrar os secretos tesoiros da unidade eterna, às vezes os leva a meter um cartucho de dinamite nas pedras veneráveis, a ver se elas resistem à inquietação do presente. MT

segunda-feira, novembro 29, 2004

«É CHEGADO o momento de difundir na sociedade portuguesa um grito de alarme sobre a tendência para a degradação da qualidade dos agentes políticos» - afirma Cavaco Silva em artigo que publicamos hoje. E vai mais longe: «Por interesse próprio e por dever patriótico cabe às elites profissionais contribuírem para que na vida partidária portuguesa os políticos competentes possam afastar os incompetentes». »

In Expresso por Cavaco Silva

Inconformado at 10:08 da tarde

-?-
quinta-feira, novembro 18, 2004

"A má gestão da coisa pública prossegue, sem nenhuma responsabilização dos seus dirigentes. Quantos milhões se desperdiçam? Não fossem os custos mastodônticos de todas estas coisas e este País precisaria de sugar muito menos dinheiros às famílias e às empresas. Dinheiro que seria "devolvido" à sua origem e aproveitado para o enriquecimento dos contribuinte, para a remuneração do capital dos investidores para a modernização das empresas realmente produtivas. Da forma que isto está montado, somos todos a "descontar" para o buraco negro em que se transformaram este polvo e os seus tentáculos."


José Diogo Madeira in PRÉMIO

Inconformado at 9:33 da tarde

-?-
domingo, novembro 14, 2004

"Dando curso às infrenes pressões e tentativas do
politicamente hibernado Isaltino Morais para voltar ao seu reduto de Oeiras,
desalojando Teresa Zambujo, o recatado líder da distrital de Lisboa do PSD veio
a público dizer nas autárquicas do próximo ano DEVEM AVANÇAR AS PESSOAS QUE
ESTIVEREM MELHOR COLOCADAS NAS SONDAGENS.
Tem um processo mal esclarecido de contas na Suiça? Mas está
muito bem nas sondagens. Foi acusado de fuga ao fisco? Olhem para as sondagens.
Está metido em apitos dourados e tráfico de influências? O critério principal é
o das sondagens. Tem a polícia à perna? Mas é o mais destacado nas sondagens.
Assim vai o PSD..."

Editorial Expresso

Inconformado at 9:07 da tarde

-?-
terça-feira, novembro 09, 2004

"Os comentadores indignam-se, denunciam as arbitrariedades cometidas por Jardim e Pinto da Costa, mas isso de pouco vale.

Em democracia quem vota é o povo.

E como não é possível mudar o povo, Jardim e Pinto da Costa, se quiserem, perpetuar-se-ão nos lugares.Só há uma maneira de isso não acontecer.Uma maneira que não tem a ver com as palavras mas com os actos.

Jardim e Pinto da Costa não serão derrotados com palavras nem com declarações de princípios: terão de ser vencidos no seu terreno, no plano das concretizações. Aqueles políticos que se consideram civilizados, urbanos e respeitadores das regras, têm de demonstrar que são tão eficazes, tão capazes de fazer obra, como os Jardins, os Pintos da Costa, os Valentins ou os Isaltinos.

O nosso drama é que parecemos condenados a ter nos cargos ou trautileiros ou pessoas que, não o sendo, também não têm energia concretizadora.

Parecemos limitados a escolher entre líderes terceiro-mundistas, que atropelam as regras mas fazem obra, e líderes europeus, que as respeitam mas não fazem.

Isto mostra que, em muitos aspectos, ainda pertencemos ao Terceiro Mundo.

Estamos a meio caminho entre a Europa e África.

jsaraiva@mail.expresso.pt

Inconformado at 9:34 da tarde

-?-
sexta-feira, novembro 05, 2004

"Uma coisa é certa: o Eça das Farpas farpeia duro e forte e isso não o diminuiu, nem diminui, visto à distância deste tempo neste mesmo Portugal.Houve quem se amofinasse, irritasse, irasse com a ideia de concretização? Sem dúvida.
-
Houve mesmo quem visse nessa irreverência excessiva, nesse tom crítico contundente sinais de males comunicacionais, sem contradita salvífica imediata e suficiente? Assim consta.
-
De todo o modo, nada disso travou ou empanou a escrita de Eça.Lembrou que nada é mais monótono do que o conformismo. E nada é menos inteligente do que a incapacidade de saber aceitar a diversidade de juízos e de atitudes."

Marcelo Rebelo de Sousa in O elogio do Inconformismo
CARTAZ

Inconformado at 9:57 da tarde

-?-
-->